quinta-feira, 11 de abril de 2013

veja um pouco dos racionais mc's


Racionais MCs é um grupo de rap e hip-hop formado por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões) em 1988 na cidade de São Paulo.


Usando a linguagem da favela do morro do piolho, com e expressões típicas das comunidades pobres da cidade de São Paulo, as letras do grupo fazem um discurso contra a opressão à população marginalizada na periferia de São Paulo e procuram passar uma postura contra a submissão e a miséria.

Apesar de atuar essencialmente na periferia paulistana e de não fazer uso de grandes midias como TVs abertas e mesmo de se recusar a participar de grandes festivais pelo Brasil, o grupo vendeu durante a carreira cerca de 1 milhão de cópias de seus álbuns.


Um dos principais grupos de rap e hip hop brasileiros, os Racionais MCs surgiram no final da década de 1980. A primeira gravação dos Racionais MCs foi em 1988, quando o selo Zimbabwe Records (especializado em música negra) lançou a coletânea Consciência Black. Neste LP, apareceram os dois primeiros sucessos do grupo: Pânico na Zona Sul e Tempos Difíceis. Ambas canções apareceriam dois anos depois em Holocausto Urbano, primeiro disco solo do grupo de rap. No LP, o grupo de rap paulistano denuncia em suas letras o racismo e a miséria na periferia de São Paulo, marcada pela violência e pelo crime. O álbum tornou os Racionais MCs bem conhecidos na periferia paulistana - o grupo fez uma série de shows pela Grande São Paulo. Ainda naquele ano, o conjunto fez dois na FEBEM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário